sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Idade ideal para procurar o ortodontista!!

Seis anos de idade é uma boa idade para a avaliação da dentição. Uma consulta nesta idade permite que o Ortodontista planeje qual a melhor época de intervir nos pacientes que precisarem de tratamento. A maioria das más oclusões são mais facilmente e mais rapidamente tratadas durante a fase de crescimento. Se algum problema for notado antes desta idade a criança pode ser levada ao ortodontista assim que detectado o problema para avaliar a necessidade de ortodontia preventiva.
Mantenha-se atento à boca do seu filho
É importante que os pais fiquem atentos, estejam familiarizados com a boca do seu filho e tenham contato com os dentes dele, para verificar se os dentes de leite permanecem por mais tempo do que deveriam. Porque, quando isto acontece, os dentes permanentes não podem nascer nos seus devidos lugares, se acomodam nos espaços laterais, o que pode provocar más oclusões. Se isto ocorrer, consulte um ortodontista.
A má oclusão é qualquer desvio do padrão normal, no qual os dentes da mandíbula se ajustam aos dentes da maxila. Mas, por favor, não tente diagnosticar por conta própria. Se você achar que o seu filho tem algum problema, aconselhe-se com um profissional da área, que é especialmente treinado em desenvolvimento facial e dentário.
Atenção aos hábitos bucais do seu filho
Quando um dente aparece na boca, ele não sabe para onde deve ir. Ele segue o caminho que oferecer menor resistência e responde ao ambiente em que ele se encontrar. Entre os fatores ambientais mais importantes estão os hábitos musculares, como empurrar a língua contra os dentes superiores em cada ato da deglutição, morder o lábio inferior, chupar o dedo, e o uso inadequado da chupeta.
Depois que a criança completa seis anos de idade, quando os dentes permanentes começam a aparecer, os maus hábitos bucais freqüentemente vão gerar mais problemas. Se o seu filho tem estes hábitos, cito duas perguntas importantes para você fazer ao ortodontista:
1- Este hábito poderá causar má oclusão ao meu filho?
2- Há alguma coisa que possamos fazer agora para evitar o problema mais tarde?
A ortodontia preventiva que lida com os hábitos problemáticos é chamada de "ortodontia interceptadora". se um problema ortodôntico pode ser interceptado, muitas más oclusões podem ser prevenidas totalmente, ou o tempo do tratamento pode ser extremamente reduzido. pode ser algo simples como utilizar aparelhos ortodônticos de fácil confecção. nestes casos, o ortodontista poderá também encaminhar o seu filho a outros profissionais, como o fonoaudiólogo, que poderá trabalhar com exercícios oro-faciais; ou, se necessário, a criança deve receber acompanhamento psicológico, quando o hábito já se mostrar persistente.

Um comentário:

Cesar Antonio Bigarella disse...

Oi Rogério, pafra béns pelo blog. Gostei muito. Um abraço
Bigarella