domingo, 9 de março de 2008

Ótima combinação: terrine com vinho

Terrine de frango com ervas

1 frango caipira dividido em pedaços, sem muita pele, ½ pimentão vermelho, ½ pimentão verde, 1 cebola branca média, 1 cebola roxa média, 2 dentes de alho, 1 cenoura, 100 ml de caldo de carne ou frango, 5 folhas de gelatina, 3 tomates, folhas de estragão e de azedinha, azeite, sal e pimenta do reino moída na hora.
Pique grosseiramente as cebolas, os alhos e os pimentões limpos. Pique a cenoura em rodelas.
Frite os pimentões em azeite por 3 minutos, acrescente progressivamente as cebolas, depois os alhos e por ultimo as cenouras por 3 min., até que fiquem macias.
Acrescente o frango em partes, molhe com água fria, tempere e deixe ferver em fogo brando por 1h20. Não deixe secar.
Descasque e pique os tomates em cubinhos, lave e pique as ervas, escorra.
Retire o frango, desosse, retire a pele e divida com a mão em pequenos pedaços. Ferva em fogo alto o caldo restante até engrossar. Amoleça as folhas de gelatina em água fria e dissolva-as no caldo. Acrescente as ervas, o tomate, o caldo de carne, misture bem ainda quente, deixe esfriar e guarde em geladeira por 12 h.
Sirva a terrine cortada em fatias, regada com vinagrete de limão, fatias de pão rústico esfregadas com alho passadas na frigideira e picles.
Acompanhe com vinhos tintos leves ou de médio corpo, frutados, jovens e frescos, ou rosés de bom corpo, bem intensos. Uma ótima opção seria o Casa Valduga Duetto Pinot Noir / Shiraz 2006.
Para um almoço informal de domingo, com amigos, como entrada ou prato principal.

Nenhum comentário: