
O aparelho fixo é constituído por vários elementos, que têm por objetivo, transmitir força aos dentes a fim de promover a movimentação dentária.
Partes do aparelho
É essencial que você saiba identificar as várias partes do seu aparelho, a fim de que você possa comunicar-se com seu ortodontista quando acontecer algum problema.
Bandas metálicas (anéis ortodônticos):consiste em um anel metálico que é cimentado em volta do dente. Normalmente, um tubo ou um bráquete vai ser soldado nela.
Bráquetes:dispositivo soldado nas bandas ou colado diretamente nos dentes. Possui uma canaleta (“slot”) a onde passa o fio ortodôntico.
Tubo:dispositivo soldado às bandas ou colado diretamente nos dentes, normalmente nos posteriores. Também possui uma canaleta (“slot”) a onde passa o fio ortodôntico. Há tubos maiores, onde encaixam-se o arco interno do aparelho extrabucal ou então a placa lábio-ativa inferior.
Fio ortodôntico (arco): é amarrado a todos os bráquetes e cria a força necessária para movimentar os dentes para o seu correto alinhamento. Normalmente, inicia-se o tratamento com fios redondos e mais leves (.014”, .016”), progredindo depois para fios mais espessos e retangulares (.019” X .025”).
Ligaduras:podem ser elásticas (“alastic”) e coloridas ou então metálicas (amarrilho). A função das ligaduras é prender o fio aos bráquetes.
Elásticos: criam forças, geralmente, puxando uma arcada contra a outra, que auxiliam a movimentar os dentes para as suas posições adequadas.
Ganchos:Podem fazer parte dos braquetes ou dos tubos. Podem ser soldados nos fios. Ou então, podem ser amarrados (Kobayashi) em volta do bráquete.Servem para prender os elásticos