quinta-feira, 13 de março de 2008

O SEU APARELHO FIXO


O aparelho fixo é constituído por vários elementos, que têm por objetivo, transmitir força aos dentes a fim de promover a movimentação dentária.
Partes do aparelho

É essencial que você saiba identificar as várias partes do seu aparelho, a fim de que você possa comunicar-se com seu ortodontista quando acontecer algum problema.

Bandas metálicas (anéis ortodônticos):consiste em um anel metálico que é cimentado em volta do dente. Normalmente, um tubo ou um bráquete vai ser soldado nela.
Bráquetes:dispositivo soldado nas bandas ou colado diretamente nos dentes. Possui uma canaleta (“slot”) a onde passa o fio ortodôntico.
Tubo:dispositivo soldado às bandas ou colado diretamente nos dentes, normalmente nos posteriores. Também possui uma canaleta (“slot”) a onde passa o fio ortodôntico. Há tubos maiores, onde encaixam-se o arco interno do aparelho extrabucal ou então a placa lábio-ativa inferior.
Fio ortodôntico (arco): é amarrado a todos os bráquetes e cria a força necessária para movimentar os dentes para o seu correto alinhamento. Normalmente, inicia-se o tratamento com fios redondos e mais leves (.014”, .016”), progredindo depois para fios mais espessos e retangulares (.019” X .025”).
Ligaduras:podem ser elásticas (“alastic”) e coloridas ou então metálicas (amarrilho). A função das ligaduras é prender o fio aos bráquetes.
Elásticos: criam forças, geralmente, puxando uma arcada contra a outra, que auxiliam a movimentar os dentes para as suas posições adequadas.
Ganchos:Podem fazer parte dos braquetes ou dos tubos. Podem ser soldados nos fios. Ou então, podem ser amarrados (Kobayashi) em volta do bráquete.Servem para prender os elásticos

Qual a melhor idade para uma consulta com o Ortodontista?

Seis anos de idade é uma boa idade para a avaliação da dentição. Uma consulta nesta idade permite que o Ortodontista planeje qual a melhor época de intervir nos pacientes que precisarem de tratamento. A maioria das más oclusões são mais facilmente e mais rapidamente tratadas durante a fase de crescimento. Se algum problema for notado antes desta idade a criança pode ser levada ao ortodontista assim que detectado o problema.

domingo, 9 de março de 2008

Ótima combinação: terrine com vinho

Terrine de frango com ervas

1 frango caipira dividido em pedaços, sem muita pele, ½ pimentão vermelho, ½ pimentão verde, 1 cebola branca média, 1 cebola roxa média, 2 dentes de alho, 1 cenoura, 100 ml de caldo de carne ou frango, 5 folhas de gelatina, 3 tomates, folhas de estragão e de azedinha, azeite, sal e pimenta do reino moída na hora.
Pique grosseiramente as cebolas, os alhos e os pimentões limpos. Pique a cenoura em rodelas.
Frite os pimentões em azeite por 3 minutos, acrescente progressivamente as cebolas, depois os alhos e por ultimo as cenouras por 3 min., até que fiquem macias.
Acrescente o frango em partes, molhe com água fria, tempere e deixe ferver em fogo brando por 1h20. Não deixe secar.
Descasque e pique os tomates em cubinhos, lave e pique as ervas, escorra.
Retire o frango, desosse, retire a pele e divida com a mão em pequenos pedaços. Ferva em fogo alto o caldo restante até engrossar. Amoleça as folhas de gelatina em água fria e dissolva-as no caldo. Acrescente as ervas, o tomate, o caldo de carne, misture bem ainda quente, deixe esfriar e guarde em geladeira por 12 h.
Sirva a terrine cortada em fatias, regada com vinagrete de limão, fatias de pão rústico esfregadas com alho passadas na frigideira e picles.
Acompanhe com vinhos tintos leves ou de médio corpo, frutados, jovens e frescos, ou rosés de bom corpo, bem intensos. Uma ótima opção seria o Casa Valduga Duetto Pinot Noir / Shiraz 2006.
Para um almoço informal de domingo, com amigos, como entrada ou prato principal.

terça-feira, 4 de março de 2008

VINHO E FILOSOFIA

"Existe mais filosofia numa garrafa de vinho que em todos os livros." (Pasteur)

UVA PINOTAGE


Origem
combinação híbrida de pinot noir e cinsault, realizada na África do Sul. Por alguma razão desconhecida, a cinsault foi levada da sua origem (Cotes du Rhône, França) para a região do Cabo, com o nome de ‘hermitage’ daí o nome ‘pinot-tage’.
Regiões de produção
feita e mantida na África do Sul, a Pinotage é hoje uma marca desse país, como a Malbec é da Argentina, e a Carmenére do Chile. Produz bons varietais, de médio corpo e alguma guarda.
Características dos Vinhos
Trata-se de uma uva que produz vinhos potentes, com cor vermelha escura, e bastante alcoólicos (14o) e tanicos; aromas de frutas secas, especiarias e toques de menta/ hortelã; no paladar aparecem nitididamente as especiarias, marcada adstringencia e pimenta do reino. São bons vinhos, com corpo médio, e estrutura firme; mas não são grandes vinhos.
Harmonização
devido á sua potencia vai bem com carnes em churrasco, batatas assadas, porco no rolete, e outras comidas fortes. Pode ser um bom acompanhamento para um virado a paulista ou um tutu a mineira, com couve, ovo e linguiça.

CHAPADA DOS GUIMARÃES - A MECA DO ECOTURISMO



Para os amantes do ecoturismo, Chapada dos Guimarães oferece ótimas opções:
rapel, treking, flutuação entre outras e também conhecer o centro geodésico da américa do sul. Para quem não sabe o que significa Centro Geodésico seria um Ponto Equidistante entre o Atlântico e o Pacífico, é o Coração da América do Sul.

http://www.chapadadosguimaraes.com.br

BRÁQUETES ESTÉTICOS


Na atualidade, os bráquetes estéticos, e em especial os cerâmicos,
apresentam características muito satisfatórias. Os materiais
sofreram grandes modificações desde sua introdução no mercado
e hoje possibilitam efetuar qualquer tratamento ortodôntico, independente
da quantidade de movimentação. Porém deve-se ter cuidado
na seleção do material, na maneira de manipulá-lo durante
o tratamento e durante a remoção, deste modo é possível realizar
um tratamento com qualidade. Em especial, sugere-se opção por
policristalinos com canaleta de metal ou monocristalinos para tratamentos
mais prolongados e que requerem mecânicas de deslize;
bráquetes pré-ajustados para casos em que a incorporação de torque
é necessária; utilização de ligaduras metálicas nas mecânicas
de deslize e elásticas para situações outras em que a fricção não
seja fator importante; bráquetes com base de retenção mecânica e
descolagem com alicates próprios fornecido pelo fabricante.

Uso do MANJERICÃO


MANJERICÃO - (Ocimum basilicum)
Também chamado de Alfavaca

USO MEDICINAL
O manjericão é um arbusto pequeno, muito ramificado e perfumado. Na sua família existem muitos tipos: o alfavacão, o manjericão de folha larga, o de folha miúda, também chamado de basilicão e o de folhas roxas. Todos eles têm os mesmos princípios ativos .A diferença está no sabor mais ou menos ativo.
O Manjericão favorece aos que têm digestão difícil, gazes, asia, dores de cabeça em conseqüência de alimentação pesada ou inadequada. Facilita o funcionamento dos intestinos, é diurético. Ë bom para tosses, vômitos, mau hálito. Ajuda, junto com a Malva e a sálvia nas infecções de boca.
Também é ótimo para cistite.
O manjericão age como pacificador e integrador na família..
Ele transmuta a nossa energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar por coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a brigar pela vida e pelas coisas que nós queremos.
É ótima para os desorganizados e indisciplinados.
Ajuda-nos a ver o brilho e o perfume da vida.

USO CULINÁRIO
- O manjericão, por ser um poderoso energizante, deve entrar em toda a alimentação de uma casa. Experimente trocar o alho, que deflagra agressividade, pelo manjericão que traz suavidade.
- Tempura de Manjericão:
Escolha galhinhos tenros de manjericão, com flores. Lave-os e seque-os delicadamente.
Faça uma massa de crepe com 2 ovos, 1 xícara de farinha, 1 xícara de leite e 1 pitada de sal, todos esses ingredientes batidos no liqüidificador.
Molhe delicadamente os galhinhos de manjericão nessa massa, e frite em óleo bem quente.
Sirva na hora.
- Quem não conhece o macarrão ao Pesto? Aí vai a receita:
Limpe 100 g de alho e frite-o cortado em fatias finas com azeite. Deixe esfriar.
Acrescente duas xícaras de manjericão limpo e bem picadinho, nozes picadas e sal à gosto.
Coloque mais azeite se gostar e ponha sobre o macarrão. Sirva com bastante queijo ralado.
- O manjericão tem alto valor energético: contém cálcio, vitamina A e B2. Podemos abusar do manjericão como os italianos, usando-o em pizzas, pães, saladas e molhos.
- Para os convalescentes, um suco de manjericão é o máximo: bata o manjericão no liqüidificador com pouca água, coe o suco em coador fino e sirva com mel.
- por ser muito delicado ele deve ser usado na cozinha com muito carinho. Coloque-o sempre por último nos alimentos cozidos para que ele não perca os princípios ativos.

OUTROS USOS
- O escalda pés de Manjericão é ótimo para quem está agressivo, com raiva e pronto para explodir. Tira a raiva na hora.
- O chá de manjericão ajuda pessoas muito contidas a liberarem o amor.
- Pode também ser colocado em vasos para evitar a entrada de energias negativas.
- As compressas de manjericão ( uma pasta pilada com as folhas ) ajuda as mães que ficam com os seios doloridas ou com rachaduras depois da amamentação.
- os gargarejos com manjericão são ótimos para dor de garganta, aftas ou mau hálito.