segunda-feira, 9 de junho de 2008

Cada qual no seu lugar: Enólogo, Enófilo, Sommelier e "Enochatos"


Curioso esclarecer alguns termos que com freqüência ouvimos no cotidiano: enólogo, enófilo e sommelier utilizados fora da definição. Habitualmente algumas pessoas falam que aquele amigo mais apaixonado pelo vinho é um enólogo ou que o profissional do restaurante é um enólogo. O jornalista que tem uma coluna de vinhos é enólogo ou sommelier. Então cada qual no seu lugar e todos ao redor do vinho!

Enólogo - profissional com formação técnica ou acadêmica em enologia. Responsável pela fabricação do vinho, desde a escolha das cepas em determinado solo, hora da poda, colheita, estilo do vinho, passagem em barrica de carvalho ou apenas aço inoxidável, varietal ou assemblage. Criador da alma do vinho!

Enófilo - o sufixo "filo" vem de amigo, então esse é o "amigo do vinho", o apreciador. A pessoa que gosta de degustar um vinho, curioso sempre atento às novidades, podendo ter ou não uma confraria. Um grande amante desse universo maravilhoso que gira ao redor da taça de vinho.

Sommelier - profissional responsável pelo serviço do vinho no restaurante ou em uma importadora. Facilitar a escolha do cliente, conseguir atender a expectativa, montar uma carta de vinhos, sugerir a harmonização mais interessante entre o vinho e o prato. Saber transformar qualquer ocasião à mesa em um acontecimento inesquecível é a função do sommelier.

Enochato - consumidores que conseguem ofuscar a beleza de um vinhedo, o brilho e o talento do enólogo, a criatividade e estudo do sommelier, a expressão de um terroir (relação entre o solo e o micro-clima de uma região que confere à uva que ali nasce tipicidade e identidade).
Percebemos, no exercício da degustação, que o vinho é uma fonte inesgotável de conhecimento e que "assim como nos torna humildes, o vinho também nos torna melhores". O vinho, quando bem apreciado, desperta paixão e gera mais curiosidades e perguntas do que respostas! Não degustamos um vinho e saímos repletos de razão, cheios de verdade!

O mundo do vinho, cada vez mais, desperta curiosidades e conquista adeptos no Brasil. Conseguindo estimular o saudável e prazeroso exercício da degustação. Não apenas em reuniões formais onde saber escolher um rótulo, falar das características da região, do corte ou varietal revela um certo "status", mas principalmente em encontros com os amigos, momentos prazerosos, no qual o vinho tem o poder de agregar boas conversas, verdade, paixão, saúde, história, gastronomia.

Vinho faz bem à saúde e à alma! Deguste com moderação!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

APRENDA MAIS UMA! "Comer frutas de estômago vazio!"

RECEBI UM EMAIL HOJE SOBRE ESSE ASSUNTO, LEIAM É BEM INTERRESSANTE!!

Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo em retorno.

O único alimento que faz seu cérebro trabalhar é glicose.

A fruta e principalmente frutose (que pode ser transformada com facilidade em
glicose), é na maioria das vezes 90-95 % de água. Isso significa que ela está limpando e alimentando ao mesmo tempo.

O único problema com as frutas é que a maioria das pessoas não sabe como comê-las de forma a permitir que o corpo use efetivamente seus nutrientes.

Deve-se comer frutas sempre com o estomago vazio . Por que?? A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estomago: são digeridas no intestino delgado.

As frutas passam rapidamente pelo estomago, dali indo para o intestino, onde liberam seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estomago, as frutas ficam presas lá e começam a fermentar.

Você já comeu alguma fruta de sobremesa, após uma lauta refeição, e passou o resto da noite arrotando aquele desconfortável sabor restante? É porque você não a comeu da maneira adequada. Deve-se comer frutas sempre com o estomago vazio.

A melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco feito na hora.

Você não deve beber suco delata ou do recipiente de vidro. Por que não? A maioria das vezes o suco foi aquecido no processo de vedação e sua estrutura tornou-se ácida .

Quer fazer a mais valiosa compra que possa? Compre uma centrífuga.

Você pode ingerir o suco extraído na centrífuga como se fosse a fruta, com o estomago vazio. E o suco é digerido tão depressa que você pode comer uma refeição quinze ou vinte minutos mais tarde.

O dr. William Castillo, chefe da famosa clínica cardiológica Framington, de Massachusetts, declarou que fruta é o melhor alimento que podemos comer para nos proteger contra doenças do coração.

Disse que as frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se espesse e obstrua as artérias. Também fortalecem os vasos capilares, e vasos capilares fracos quase sempre provocam sangramentos internos e ataques cardíacos.


Agora, uma coisa final que gostaria que mantivesse em sua mente sobre frutas.

Como se deve começar o dia?

O que se deve comer no café da manhã?

Você acha que é uma boa idéia pular da cama e encher seu sistema com um grande monte de alimentos (principalmente café e o pão branco com manteiga ), que levará o dia inteiro para digerir? Claro que não.

O que você quer é alguma coisa que seja fácil de digerir, frutas que o corpo pode usar de imediato, e que ajuda a limpar o corpo.

Quando levantar-se, e durante o dia, o quanto for confortavelmente possível , coma só frutas frescas e sucos feitos na hora.

Mantenha esse esquema até pelo menos o meio-dia, diariamente.

Quanto mais tempo ficar só com frutas em seu corpo, maior oportunidade de ele limpar-se .

Se você começar a se afastar dos outros ''lixos'' com que costuma encher seu corpo no começo do dia, sentirá uma nova torrente de vitalidade e energia, tão intensa que você mal acreditará.

Tente durante os próximos dez dias e veja por si mesmo.

** Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferencia chá verde) durante as refeições. Nunca água gelada ou bebidas geladas. Deveríamos adotar este hábito!

** Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão.. Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino.

Daí o valor de um chá morno ou até água morna depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda no emagrecimento.

EU ACHO MUITO IMPORTANTE FICAR ATENTO A UMA ALIMENTAÇAO BALACEADA, MAS TAMBÉM FAZER EXERCÍCOS FÍSICOS AJUDA MUITO, É COMO SE FOSSE UMA POUPANÇA, QUANTO MAIS INVESTIMOS MAIS COLHEMOS LUCROS NO FINAL!
ABRAÇO A TODOS